quarta-feira, 14 de abril de 2010

Observação ao comentário da Prof.a Luzia sobre a palestra

Prezada Luzia:

O endereço do blog é fácil: danilogandin.blogspot.com - só isto, sem mais nada.

Difícil é o mundo de perguntas que você fez. Mas que bom que as faça. Quem pergunta, já sabe a resposta...ou, pelo menos, seu começo! Pensei que você poderia escrever isto que você me mandou no blog. Isto porque seus questionamentos são amplos e mereceriam ser trabalhados por algum tempo. Quando falei em grupo, pensei que, às vezes, este grupo pode ser virtual.

Cito Everett REIMER, no livro "A Escola Está Morta", uma edição de 1974, acho que da Francisco Alves, para dar um rumo a sua questão mais geral (cito de cor, sem ver outra vez o livro): "Você não pode mudar a escola se não mudar antes a sociedade; ora você não pode mudar a sociedade a curto prazo; logo...mude a escola!" Significa: utilize os espaços escolares para ir fazendo o que é possível. A conversão não se faz de um salto, mas por um processo de construção. Por isto que julgo importante falar no "processo" escolar, para ir construindo um novo que seja construído com novas ideias e, sobretudo, trabalhar com planejamento adequado para isto. (Ao entrar no blog, você vai ver um destaque para "cursos" porque quero trabalhar mais sistematicamente para esclarecer e aprofundar um novo modo de planejar.) Sobre o processo escolar, você poderia olhar o meu "Medidas Essenciais para a Escola Hoje", das Edições Loyola, nas suas páginas iniciais.

Agradeço ter vindo ouvir-me e ter chamado mais gente. Fico feliz cada vez que encontro pessoas com destemor e vontade para ajudar a construir uma nova escola que ajude na construção da sociedade justa, junto com todas as entidades e pessoas que trabalham para isto. Suas perguntas são verdadeiramente importantes; não deletarei seu e-mail: vamos pensando nelas com tempo. De qualquer modo, se você não conhece, valeria a pena ver meu livro "Planejamento na Sala de Aula", da Editora Vozes.

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário