quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O VESTIBULAR DOMINA O ENSINO BÁSICO?

     Há uma tese mostrando ser o vestibular o critério para a programação do ensino básico. Isto quer dizer: embora muito se fale, o que é importante no ensino básico é "o que cai no vestibular". Sendo isto verdade, não é possível organizar um ensino básico que leve em conta a vida pessoal e a sociedade, já que isto "não cai no vestibular".
     Gosto de ver o que os jornais publicam sobre o vestibular, sobretudo quando propõem questões possíveis. Faço isto para convencer-me que quase todos os formados na universidade deveriam devolver o diploma, já que não conseguiriam classificar-se, hoje, num vestibular "sério".
     Sempre tive tentação de espalhar as perguntas tão importantes que decidem sobre a vida das pessoas. Sempre resisti. Mas agora já tenho idade para cair em tentações: publicarei algumas. Se houver grita geral, pararei.
     Começo hoje com uma bem simples. Está publicada, como teste, na ZERO HORA de Porto Alegre, de ontem, dia 18.

"A fase da vida da célula em que os cromossomos sofrem o processo de duplicação é a
(A) intérfase.
(B) prófase.
(C) metáfase.
(D) anáfase.
(E) telófase."

Um comentário:

  1. Não sei como sobrevivi até hoje sem essa informação, uma vez que dependo dela para tornar-me uma cidadã crítica, participativa social, cultural e politicamente, autônoma e solidária (requisitos indispensáveis, segundo os PCNs). Mas o melhor ainda não está aqui: A RESPOSTA (comentada)!!! Essa, sim, digna de emolduração. Vai para a parede de meu quarto! Não posso mais viver sem ela!!!

    ResponderExcluir