domingo, 16 de maio de 2010

EVENTO EM CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM

     Descobri que Cachoeiro do (de) Itapemirim é a cidade natal de Rubem Braga. Todos já sabíamos ser este o berço de Roberto Carlos, mas muitos desconhecemos ou desconhecíamos que ali nasceu também Rubem Braga. Também aprendi - no dicionário - que cachoeiro é o mesmo que cachoeira para os capixabas.
     Estive lá participando de um evento de educação promovido pela prefeitura da Cidade, através de sua secretaria de educação. A realização foi da Máxima Eventos, daquele Estado, e minha participação teve o patrocínio, também, da editora do meu último livro, o "Crônicas para uma Nova Escola" - http://www.wakeditora.com.br/
     Além das professoras e professores do Município, participaram docentes de outros municípios, até de fora do Estado, perfazendo um total de mais de 1800 pessoas.
      Falei sobre planejamento. Insisti em dois conceitos, o de diagnóstico e o de necessidades. Julgo estes dois conceitos fundamentais no Planejamento Participativo porque eles têm conotação própria nesta corrente de planejamento. Pude apenas mencionar os outros dois conceitos, também básicos, porque o tempo se mostrou pequeno. São eles os de objetivo e de estratégia que possuem o mesmo significado decisivo no Planejamento Participativo.
     É imprescindível que, ao escolher um tipo de planejamento como ferramenta para o trabalho de uma entidade, se compreendam com precisão e clareza os conceitos e os modelos que aquela corrente oferece; não pode haver ecletismo no uso de uma ferramenta: ela deve ser constituída de uma forma determinada, para um determinado fim, e ser utilizada segundo os princípios e a finalidade que sustentaram seu desenvolvimento. Como não é possível andar em duas bicicletas ao mesmo tempo - embora a bicicleta seja uma ótima ferramenta - não é possível tirar todo o proveito do planejamento se forem misturados os conceitos, os modelos, os instrumentos e as técnicas de duas ou mais propostas.
     Insisto no que sempre direi - embora continue estudando muito, não creio que vá mudar neste ponto - sempre direi que o Planejamento Participativo foi desenvolvido para uso daquelas entidades cujo primeiro fim não é ganhar dinheiro, mas contribuir para a (re)construção da sociedade e das pessoas. Utilizar, para estas instituições, tipos de planejamento que foram criados e desenvolvidos para entidades empresariais cujo fim é manter-se no mercado e aumentar o lucro será tão proveitoso como escrever um livro na areia da praia. (A imagem não é muito boa, mas sou forçado a incluí-la porque pertinho de Cachoeiro fica o Município de Anchieta, em cujas praias José de Anchieta teria escrito o "De Beata Virgine Dei").
     Ainda pretendo postar algumas ideias que perpassaram o evento de Cachoeiro.

Um comentário: