sábado, 30 de outubro de 2010

Trabalho sobre ética na SMED de Porto Alegre

     Estive no sábado, dia 23, no auditório do Colégio das Dores, falando com representantes das comissões eleitorais que coordenarão as eleições das diretorias das escolas da rede da SMED de Porto Alegre. O tema foi "A Ética e a Ação Humana". Tenho feito muitas viagens de trabalho (aliás,por isto escrevi pouco neste blog) mas quero destacar este evento pela importância que ele adquiriu.
     Comecei com uma palestra sobre o tema, destacando alguns aspectos: como a ética se constrói, quais os princípios fundamentais da ética, quais os destaques para uma ética na vida pública, como se educa para a ética, quais os principais rumos da ética numa escola...
      O mais importante, contudo, foi o material recolhido a partir de sete perguntas que eu havia preparado e que as cento e tantas pessoas presentes responderam individualmente, com pouco tempo, mas com muito cuidado. Com as respostas, organizei três textos que foram enviadas a SMED: Princípios Éticos para o Serviço Público, Perspectivas Éticas para as Comissões Eleitorais e A Atuação Ética para os Diretores de Escola. Eles foram escritos apenas com as ideias que constavam nas respostas, sem nada acrescentar e sem nada tirar a não ser aquilo que estava diretamente repetido. Embora os textos estejam ainda literariamente frágeis, estão muito ricos porque todas as pessoas deixaram claras suas ideias construídas na luta da realidade. Sugeri à SMED que reenviasse os textos a todos que participaram, para uma avaliação, e assim se organizasse um código de ética para as comissões eleitorais e outro paara as diretorias eleitas das escolas.

Um comentário:

  1. Tenho visitado o blog do Senhor, professor Gandin, desde que em navegação aportei-me nele. Estava com saudade de novo artigo, embora a reeleitura dos antigos sempre me apresenta uma face que passara desapercebida, assim vou redescobrindo reflexões impensadas.

    Felicito-o pelas andanças educativas a semear idéias vividas. Que riqueza foi a metodologia de trabalho com a rede da SMED de Porto Alegre! Rica colheita de idéias, preciosidade democrática e coerência ética.

    Gostaria de sugerir-lhe que detalhesse em outro artigo a palestra , em especial, para seus seguidores, com o foco nos aspectos trabalhados: "Como a ética se constrói, quais os princípios fundamentais da ética, quais os destaques para uma ética na vida pública, como se educa para a ética, quais os principais rumos da ética numa escola..." e ainda que fosse postado os três textos que o Senhor organizou com as respostas dos participantes.

    Renovado o abraço de goianidade.
    Maria do Carmo

    ResponderExcluir