quinta-feira, 14 de julho de 2011

FRASE DE KANT

Márcia Murillo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O QUE DISSE KANT":

Olá, professor Danilo...
Esta é uma citação literal de Kant? Caso positivo, por favor, gostaria desta referência, se fosse possível.
Agradeço,
Att,
Márcia

  • "É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas idéias."

  • - kinder Anfangs in die Schule, nicht schon in der Absicht, damit sie dort etwas lernen sollen, sondern damit sie sich daran gewöhnen mögen, still zu sitzen und pünktlich das zu beobachten, was ihnen vorgeschrieben wird, damit sie nicht in Zukunft jeden ihrer Einfälle wirklich auch und augenblicklich in Ausübung bringen mögen.
    - "Ueber Padagogik" in: "I. Kant's sämmtliche werke: In chronologischer Reihenfolge", Volume 8, Parte 2‎ - Página 458, Immanuel Kant, Gustav Hartenstein, Friedrich Theodor Rink, Gottlob Benjamin Jaesche - L. Voss, 1803
     
    É um resumo do pensamento de Kant sobre escola. Pelo que se sabe ele não teve nenhuma experiência com escolas, mas escreveu isto e outras coisas a partir de sua concepção idealista: "sobre nós o céu estrelado e dentro de nós os princípios da moral" (cito sem rever o texto, provavelmente um pouco deturpado). É claro que este dito serve para a escola de hoje, que faz exatamente isto, embora diga um aluvião de propostas lindas de cidadania, de consciência, de democracia, de criatividade etc. Estou num esforço de desconstrução da escola, no sentido que J. Derrida traz para esta palavra - Ver " De que Amanhã..." em coautoria com E. Roudinesco. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário