segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Ranquingue do ENEM


Publicado em Zero Hora, de Porto Alegre, RS, no dia 19 de setembro de 2011. Enquanto as escolas passarem lições fechadas como as de um catecismo é possível fazer ranquingues. Se elas ajudarem as crianças e adolescentes a entenderem o mundo (natureza e sociedade), a vastidão das possibilidades vedará qualquer possibilidade de classificação. Hora de mudar! Pelo menos para não sermos marcados no futuro como pessoas que faziam mal às novas gerações.

2 comentários:

  1. Educação não se faz com melhor ou pior escola. Ouso dizer que nem da escola ela depende! Sou muito mais um aluno crítico, criativo e capaz de perceber seu papel na sociedade, do que aquele cuja preocupação maior (dos pais e da escola) é "passar" em 1º lugar no ENEM. PARABÉNS Prof. Danilo Gandin.

    ResponderExcluir
  2. Tirza Myga Garcia30 setembro, 2011 17:17

    Estou contigo e ñ abro, Prof!... Educar ñ é adestrar pessoas (sejam babies, crianças, jovens, adultos, anciãos) p/ servirem ao sistema, seja como mão-de-obra barata, ou como intelectuais orgânicos. Lidando com diferentes línguas como tradutora e, especialmente, como professora de leitura e produção de textos em língua brasileira posso testemunhar a complexidade que é o tal "fato educativo" a q te referiste. Bom encontrar alguém c/ a mesma utopia!!! Bjs saudosos!

    ResponderExcluir