domingo, 25 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL

Em nossa casa, ontem, nos festejos de Natal, estavam presentes católicos e judeus. Publico a mensagem central que foi lida no começo da celebração. As três crianças citadas são os netos, meus e de Maria de Lourdes; as meninas são netas também de Esther Lerrer, presente na celebração.

A festa do Natal é continuação de uma ideia que percorre toda a Bíblia: no antigo testamento, Deus se faz presente entre os homens: Ele fala pelos profetas e, mais do que isto, intervém quando o povo necessita, tanto quando está em perigo porque cercado de inimigos, como quando o desastre é iminente por causa da dureza dos corações. Hoje mesmo estamos no meio da festa de Chanucá, começada este ano no último dia 21, e também chamada “Festival das Luzes”, relembrando a libertação judaica dos gregos selêucidas e, sobretudo, a purificação do templo que fora profanado por estes inimigos. Neste evento, chamam a atenção duas presenças de Deus, primeiro a própria vitória de um punhado de camponeses sobre um exército de ocupação e, depois, o fato que o único frasco de azeite não profanado encontrado no templo e que deveria durar 24 horas, sustentou as luzes do templo por oito dias, até que chegasse o óleo novo.

No Natal, celebramos a vinda do próprio Deus para morar conosco. É Jesus que chega, frágil, inteiramente gente e mais pobre do que a maioria dos seres humanos, aparentemente sem possibilidades de fazer algo útil; esse Jesus explode como espírito e como luz e se faz ver por todos, em sucessivas gerações e em múltiplos espaços. Traz-nos mensagens de paz e de alegria, de clareza do valor da espiritualidade e, acima de tudo, esperança. Nem sempre aquela esperança de que tudo vai dar certo, embora ela também esteja presente; mas, principalmente, a esperança como certeza de que viver vale a pena, sobretudo quando este viver se liga aos irmãos que também estão nesta mesma busca de infinito.

As crianças, aqui representadas pela Ilana, pela Isabela e pelo Davi, esperam este dia com especial atenção. Sabem que ganharão presentes e concordam que estes presentes vêm de outra esfera porque estão acompanhados de luzes, abraços e de um amor especial que todos sentem. Para nós, adultos, eles são como uma renovação da esperança que esta humanidade tem sentido e tem, ainda, um futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário