segunda-feira, 2 de abril de 2012

POR QUE ESTUDAR PEDAGOGIA

          Recebi um excelente questionamento e publico aqui a resposta que enviei


Boa tarde professor. Sou professora de Literatura e Produção textual no E.M na cidade de Maringá-Pr.

Tenho uma dúvida gigante: Por que saber e entender as
Tendências Pedagógicas Liberais e Tendências Pedagógicas Progressistas é tão importante para a formação e, principalmente, para a atuação de um professor?

E por que há tantos professores e escolas que, mesmo detentores de todo esse conhecimento, não conseguem otimizar o processo ensino-aprendizagem?


(...)

Muito obrigada,

Atenciosamente,
           Vivian Trombini



Prezada Vivian:
Foi bom que sua mensagem chegou num sábado: tenho mais tempo no fim de semana. Respondo-lhe brevemente e fico à disposição para conversas posteriores.

Este saber seria de extremo valor e de absoluta necessidade se a escola fosse um espaço científico, ideológico e organizado pelo planejamento com visão estratégica: as tomadas de posição do grupo teriam base e aumentariam a eficácia do trabalho. Infelizmente as ações escolares, formalizadas (ou “formolizadas”, porque foram conservadas em formol) são prisioneiras do livro didático, da aprovação e reprovação, do professor falando o tempo todo, de um grupo pequeníssimo de disciplinas que esquecem toda a grandeza do saber humano, das séries... não permitem que esta necessidade apareça. Assim mesmo ou por causa disto, a necessidade deste saber continua forte: para abrir brechas neste “sistema” de ensino fossilizado precisamos de conhecimentos e este é um dos mais importantes.

Os professores não usam o saber que têm a respeito disto porque não sentem necessidade, já que dar aulas é, ainda, ser piloto de livro didático. Para que, então, esforçar-se? Tome qualquer adulto inteligente e peça-lhe para dar aulas em qualquer das disciplinas, até no ensino médio... Dê-lhe um razoável livro didático... Verá que ele se sairá bem. Até, por obrigação, juntam algumas frases bonitas – muitas vezes nem tanto – e organizam algumas datas e chamam isto de PPP; afinal basta “dar” aulas... Tudo fica assim mesmo porque... – é melhor que eu cale! Mas ia falar naqueles que estão mandando fazer PPP e não sabem o que isto significa.

Penso que precisamos de alguma atitude das autoridades e do trabalho de formiga (em conjunto e com persistência) para vencer a inércia que é, sobretudo, falta de teoria.

Saudações,

                Danilo



 

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